arroz basmati tofu frito

Foto: Divulgação/Editora Alaúde

Outubro de 2018 – Muito difundido e adotado por pessoas de todas as partes do mundo nos últimos anos, o veganismo é uma prática antiga que tem como base a não utilização de produtos de origem animal.

Com cada vez mais adeptos, a dieta vegana conta com uma vasta lista de alimentos. E o umami, quinto gosto básico do paladar humano, também está presente nesse estilo de vida, seja no cogumelo, no tomate, no milho e em outros grandes companheiros da nossa alimentação.

Para comemorar o Dia Mundial do Veganismo, o Comitê Umami, organização responsável pela disseminação do quinto gosto, separou uma deliciosa receita de arroz basmati com cúrcuma e tofu frito. Anote a receita e delicie-se.

Arroz basmati com cúrcuma e tofu

Ingredientes

300g de tofu;
50g de folhas mistas;
25g de sementes de girassol;
320g de arroz basmati;
3-4 echalotas (280g);
Vinagre balsâmico a gosto;
Duas pitadas de pimenta vermelha;
½ colher (chá) de cúrcuma (5g);
Azeite de oliva extra virgem;
Sal;
1 pé de radicchio pequeno (150g);
1 pé de alface pequeno (200g);
1 raminho de alecrim + 3 folhas de sálvia;
2 colheres (sopa) de shoyu (molho de soja) (30g);
2 dentes de alho (14g).

Modo de preparo

1 – Fatie o tofu, o alho e as echalotas e disponha em um prato.
2 – Pique bem o alecrim e a sálvia.
3 e 4 – Tempere o tofu com as ervas e a pimenta. Regue tudo com o shoyu. Cozinhe o arroz em água temperada com sal e aromatizada com a cúrcuma.
5 – Enquanto isso, limpe e lave as folhas mistas, o radicchio e a alface, seque bem e coloque-os numa vasilha, rasgando as folhas maiores com as mãos.
6 – Tempere as verduras com sal, azeite e vinagre.
7 – Aqueça numa frigideira 2 colheres (sopa) de azeite e frite as fatias de tofu com as echalotas e o alho.
8 – Quando o tofu estiver dourado, junte as sementes de girassol e deixe tostar levemente. Sirva o arroz com o tofu por cima e a salada à parte.

Receita do livro “Escola de Cozinha Vegetariana”, da Editora Alaúde.

Foto: Divulgação/Editora Alaúde.

UMAMI

É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias Umami. As duas principais características do Umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse www.portalumami.com.br e acompanhe também pelas redes sociais facebook.com/ogostoumami e instagram.com/ogostoumami.

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA
Race Comunicação
(11) 2548-0720 / 2894-5607
Evelyn Spada, Gabriel Pedreschi e Wilson Barros
umamiteam@agenciarace.com.br