sal

Apesar da presença do mesmo elemento químico em suas composições, as três substâncias não são a mesma coisa.

Sódio, cloreto de sódio e glutamato monossódico: três substâncias diferentes, mas que, dada a presença de um mesmo elemento químico que aparece no nome, podem causar alguma confusão para quem não é acostumado ao uso científico desses termos. É comum, por exemplo, fazer uma associação imediata entre o sal de cozinha e o sódio. Mas será que eles são a mesma coisa?

Não exatamente. Em primeiro lugar, convém explicar que o sódio (símbolo: Na) é um elemento químico dos mais abundantes no planeta, encontrado naturalmente em vários minerais, alguns alimentos e também no nosso organismo. Os íons liberados pelo sódio em contato com a água do nosso corpo são utilizados em muitas funções vitais, que vão desde a comunicação entre as células ao processo de filtragem do sangue pelos rins. Seu papel é tão importante que, quando há deficiência, o corpo secreta um hormônio (aldosterona) que aumenta o número de canais receptores de sódio nas células, justamente para aumentar sua concentração no sangue.

Já o cloreto de sódio é o sal refinado que todos conhecemos, extraído da água do mar. Possui a fórmula química NaCl, o que significa que é formado por um átomo de cloro e um de sódio. Em termos de massa, o sódio corresponde a 0,4g para cada 1g de cloreto de sódio. Também é muito importante para a saúde, já que, além de realçar o sabor dos alimentos, contribui para regular o equilíbrio corporal – Deve ser consumido na quantidade recomendada, ou seja, até 5g por dia, o que corresponde a menos de 2g de sódio por dia, segundo a recomendação do Ministério da Saúde. Em excesso, traz grandes prejuízos à saúde, podendo causar doenças renais e cardiovasculares.

Por fim, o glutamato monossódico (MSG), que é o sal do ácido glutâmico, decorrente da adição de sódio a esse aminoácido presente em alimentos como carnes, queijo e tomate. Com a fórmula química NaGlu , é produzido em escala industrial por meio de fermentação. O MSG é utilizado comercialmente como realçador do sabor global das preparações além de conferir o gosto umami, um dos cinco gostos básicos ao lado do doce, salgado, azedo e amargo. Seu grande diferencial é a reduzida quantidade de sódio em relação ao sal de cozinha, representando dois terços a menos.