Not support Recaptcha
Pular navegação
Notícia

Experiência gastronômica é opção barata para o Dia dos Pais | Imprensa

agosto/2018

Chef indica receita especial para comemorar o Dia dos Pais em grande estilo.

Agosto de 2018 – Gravata, carteira, perfume e sapato. Esses são, sem dúvida, grandes presentes para o Dia dos Pais, mas que tal aproveitar a data para exercitar seu lado chef e oferecer uma boa experiência gastronômica? Reunir a família e surpreender o paizão com um almoço especial pode ser uma opção de presente barata e inusitada. A chef e nutricionista do Comitê Umami, Lisiane Miura, traz uma dica de receita muito simples e saborosa: cogumelos recheados com queijo.

“Os momentos celebrados em torno da mesa são sempre especiais, pois eles unem as famílias. Além disso, essa alternativa de presente é ótima para quem quer garantir uma homenagem sem estourar o orçamento”, afirma a chef.

De fácil preparo, o prato tem um excelente resultado, tanto no sabor quanto no visual. Segundo a chef, o segredo é apostar em alimentos que conferem o gosto umami, como o cogumelo, o tomate e o queijo. “A combinação do cogumelo paris, do tomate seco e do queijo gouda traz um ar de ‘bom gosto’ ao prato e deixa a receita ainda mais umami”, ressalta Lisiane, referindo-se ao quinto gosto do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda.

O queijo gouda é de origem holandesa e é feito a partir do leite da vaca. Possui massa firma, textura macia e gosto ligeiramente adocicado. “É a opção perfeita para essa receita”, finaliza Lisiane.

Confira o modo de preparo:

 

COGUMELOS RECHEADOS COM QUEIJO

INGREDIENTES

1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 cebola roxa pequena cortada em fatias finas (80 g)
3 colheres (sopa) de tomate seco picado
Meia xícara (chá) de queijo tipo gouda picado
Folhas de salsa picadas (1 talo)
Meia colher (chá) de sal
20 cogumelos paris grandes, sem os talos (400 g)

MODO DE PREPARO

Em uma panela média, coloque o azeite e leve ao fogo alto para aquecer. Junte a cebola e refogue por 3 minutos, ou até dourar. Retire do fogo, transfira para uma tigela e junte o tomate seco, o queijo, a salsa e o sal. Misture bem e reserve. Retire a parte interna dos cogumelos e disponha-os em uma fôrma untada. Recheie com a mistura reservada e leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por 5 minutos, ou até o queijo derreter.

Retire do forno e sirva em seguida.

 

UMAMI

É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias Umami. As duas principais características do Umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse www.portalumami.com.br e acompanhe também pelas redes sociais facebook.com/ogostoumami e instagram.com/ogostoumami.

 

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA

Race Comunicação
(11) 2548-0720 / 2894-5607
Evelyn Spada, Gabriel Pedreschi e Wilson Barros
umamiteam@agenciarace.com.br

Compartilhar


Informações sobre umami para a imprensa: