Not support Recaptcha
Pular navegação
Notícia

Umami deixa o arraiá muito mais gostoso | Imprensa

junho/2018

Protagonista nesta época do ano, o milho traz o umami para os pratos típicos das festas juninas.

Junho de 2018 – Fogueira, dança, roupa xadrez… As festas juninas começaram! Tradicional no Brasil, a história desta festa une duas culturas fortes do país: a indígena, que celebrava a agricultura e as dádivas da natureza com danças e abundância na mesa, e a portuguesa, que trouxe o caráter religioso com a homenagem a Santo Antônio, São João Batista e São Pedro.

Além de suas brincadeiras tradicionais, o “arraiá” também conta com receitas especiais. Protagonista nesta época do ano e presente em diversos pratos, o milho aparece em preparações como canjica, curau, bolo, broa e muitas outras. Versátil e saboroso, o cereal é responsável por conferir às receitas o umami – um dos cinco gostos básicos do paladar humano, ao lado do doce, salgado, azedo e amargo.

Para deixar a sua festa mais saborosa, o Comitê Umami preparou uma receita de bolo de milho salgado, uma ótima pedida para você surpreender e aproveitar as festas com seus amigos. E o melhor, o preparo é fácil e rápido – leva apenas 45 minutos.

Escolha as brincadeiras, bandeirinhas, comidinhas típicas e divirta-se!

 

BOLO DE MILHO SALGADO

INGREDIENTES

4 ovos (180g)
1 colher (chá) de sal (5g)
2 xícaras (chá) de leite (400 ml)
Meia xícara (chá) de margarina sem sal (100 g)
1 xícara de chá farinha de trigo (110 g)
1 e meia xícara de chá de fubá (195 g)
1 colher (sopa) de fermento em pó (12 g)
200 g de queijo de coalho, em cubinhos

MODO DE PREPARO

1. Na tigela da batedeira, coloque as claras de ovo e uma pitada do sal, e bata até espumar.
2. Junte as gemas, o leite, a margarina e o restante do sal, e continue batendo até ficar homogêneo.
3. Transfira para uma tigela e misture a farinha de trigo, o fubá e o fermento, delicadamente.
4. Disponha em uma assadeira retangular (30 X 20 cm), untada e enfarinhada, espalhe o queijo de coalho e leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por cerca de 20 minutos, ou até que inserindo um palito na superfície, este saia limpo.
5. Retire do forno e sirva em seguida.

Dicas:

1 Se não tiver batedeira, utilize o liquidificador para misturar os ingredientes, com exceção da farinha de trigo, fubá e fermento, que devem ser misturados delicadamente à parte.
2. Se preferir, acrescente pedacinhos de linguiça calabresa defumada e frita à massa do bolo.

Rendimento: 8 porções

 

UMAMI

É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias Umami. As duas principais características do Umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse www.portalumami.com.br e acompanhe também pelas redes sociais facebook.com/ogostoumami e instagram.com/ogostoumami.

 

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA

Race Comunicação
(11) 2548-0720 / 2894-5607
Evelyn Spada, Gabriel Pedreschi e Wilson Barros
umamiteam@agenciarace.com.br

Compartilhar


Informações sobre umami para a imprensa: