bolo crianca doce

Apesar das palavras estarem relacionadas ao prazer sensorial dos alimentos, elas representam estímulos diferentes.

Por se referirem a sensações que têm a mesma origem fundamental – a percepção do paladar ao contato com uma substância ou alimento–, é comum o entendimento de que as palavras “gosto” e “sabor” signifiquem a mesma coisa. Entretanto, elas têm significados próprios, e entender as diferenças ajudará a tornar nossas experiências gastronômicas mais interessantes.

Para além do universo semântico, vale entender o que significa o ato de comer no nosso cérebro. Quando ingerimos um alimento, as papilas gustativas localizadas na língua detectam substâncias específicas da comida e enviam impulsos nervosos ao cérebro, que os interpreta e os traduz em sensações gustatórias. Nessa fase, o cérebro somente identifica os cinco gostos básicos: o doce, o salgado, o azedo, o amargo e o umami. A palavra gosto, então, se refere a esses cinco gostos básicos.

Já o sabor é mais sofisticado: surge de uma combinação de sentidos, principalmente o paladar e o olfato. Quem já ficou com o nariz entupido devido a uma forte gripe deve ter sentido o impacto da ausência de cheiro na percepção do sabor. Isso ocorre porque o nosso olfato recebe estímulos vindos do que chamamos de aroma dos alimentos.

Mas podemos separar o olfato em duas dimensões, a externa e a interna. A primeira se refere ao conceito mais comum de cheiro, realizado pelo nariz. O que nem todo mundo sabe é que também percebemos o cheiro por via oral, ou seja, a partir da boca, exemplo disso são os enólogos ao degustarem o vinho, eles precisam destas duas dimensões para avaliarem o sabor por inteiro e por isso eles abrem a boca É da combinação entre gosto e aroma que identificamos o que chamamos de sabores.

Um teste simples para compreender melhor a diferença: coloque uma bala na boca e tampe o nariz. Você perceberá o gosto doce, mas não saberá distinguir o sabor (se é de morango ou hortelã, por exemplo). Ao destampar o nariz e liberar o olfato é que o sabor será imediatamente identificado.