Not support Recaptcha
Pular navegação
Notícia

Dia do Milho: alimento umami para uma alimentação saudável | Imprensa

maio/2018

Além de estar presente em diversas receitas, o milho é grande aliado na saúde dos consumidores.

Maio de 2017 – Nesta quinta-feira (24), é comemorado o Dia Nacional do Milho. Protagonista na mesa dos brasileiros, o alimento é utilizado na preparação de diversos pratos como canjica, mingau, curau, bolo, pipoca e outras comidas que são bem conhecidas e apreciadas em todo o Brasil. Tanto em receitas doces quanto em salgadas, o milho é um destaque gastronômico por sua facilidade de preparo, baixo preço e gosto marcante.

Fonte de fibras, o milho é um grande aliado da saúde. De acordo com Marília Zagato, nutricionista do Comitê Umami – organização responsável pela divulgação do gosto umami no Brasil -, o alimento ajuda o trânsito intestinal e é uma boa fonte de energia. “A cada 100g, o milho conta com 28,6g de carboidratos, 138 calorias, 3,9g de fibras, 6,6g de proteínas e é um cereal que não contém glúten”, explica a nutricionista.

Além disso, o milho contém 106mg de glutamato por 100g, sendo considerado um alimento umami – um dos cinco gostos básicos do paladar humano. “O quinto gosto proporciona benefícios à saúde, como o aumento da salivação, o que auxilia o processo de mastigação, além de ajudar na digestão de proteínas “, finaliza a nutricionista.

E, para deixar a semana mais saborosa, Marília Zagato separou uma receita com milho. Confira o modo de preparo:

 

CREME DE MILHO COM RENDA DE PARMESÃO

INGREDIENTES

1 colher (sopa) de óleo
1 cebola pequena picada (100 g)
3 espigas de milho demolhadas (300 g)
meia colher (chá) de sal
meia xícara (chá) de queijo parmesão ralado (50 g)

MODO DE PREPARO

Em uma panela média, coloque o óleo e leve ao fogo alto para aquecer.
Junte a cebola e refogue rapidamente até dourar.
Retire do fogo e transfira para o copo do liquidificador. Acrescente o milho e o sal, e bata por 2 minutos, ou até virar um creme.
Coe com o auxílio de uma peneira, volte à panela e deixe cozinhar em fogo baixo, com a panela semi-tampada, por aproximadamente 10 minutos, ou até engrossar.
Enquanto isso, em uma frigideira grande, espalhe o queijo parmesão e leve ao fogo médio por 2 minutos, ou até começar a dourar.
Retire cuidadosamente, com o auxílio de uma espátula, e deixe esfriar até enrijecer.
Quebre em pedaços grandes e sirva em seguida acompanhando o creme de milho.

 

UMAMI

É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias Umami. As duas principais características do Umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse www.portalumami.com.br e acompanhe também pelas redes sociais facebook.com/ogostoumami e instagram.com/ogostoumami.

 

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA

Race Comunicação
(11) 2548-0720 / 2894-5607
Evelyn Spada e Wilson Barros
umamiteam@agenciarace.com.br

Compartilhar


Informações sobre umami para a imprensa: