lista enxaqueca

A nova versão da Classificação Internacional das Cefaleias (ICHD-3, International Classification of Headache Disorders), que lista as substâncias que originam os sintomas da dor de cabeça, retirou a menção ao glutamato monossódico como possível indutor da enxaqueca. A terceira edição da lista foi publicada pela Sociedade Internacional de Dor de Cabeça (International Headache Society) e divulgada no início deste ano, no Reino Unido.

Os critérios para classificação dos alimentos nesse levantamento são baseados em evidências científicas, que utilizam diagnósticos sobre a ocorrência de enxaqueca na população e respectivas causas relacionadas, publicados nas principais bases de dados bibliográficos. A lista é referência na área da saúde em todo o mundo e é utilizada para uso científico, educacional e clínico por instituições, sociedades e indivíduos.

A Sociedade Internacional de Dor de Cabeça, responsável pela lista, é uma organização que reúne aproximadamente 1300 profissionais da área da saúde para propor avanços na ciência relacionada à enxaqueca, bem como a educação e o gerenciamento de risco, com o objetivo de beneficiar as pessoas que são afetadas pela doença.

Para mais informações, a lista ICHD-3 está disponível em formato digital, em inglês:
http://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/0333102417738202

UMAMI

É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias Umami. As duas principais características do Umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse www.portalumami.com.br.

GLUTAMATO MONOSSÓDICO

O glutamato monossódico (MSG) é um aditivo alimentar adicionado a preparações para conferir o gosto Umami de maneira mais pura, concentrada e padronizada. Da mesma maneira, utilizamos açúcar e adoçantes para elevar a doçura ou o sal para salgar os alimentos. O MSG é um importante aliado da saúde, pois pode auxiliar na redução de até 37% do sódio das refeições, mantendo a mesma aceitação.

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA

Race Comunicação
(11) 2548-0720 / 2894-5607
Evelyn Spada e Wilson Barros
umamiteam@agenciarace.com.br