aminoacido molecula atomo

Unidade fundamental das proteínas, o aminoácido é uma molécula essencial à manutenção das funções orgânicas.

Os aminoácidos são moléculas que formam as proteínas, imprescindíveis para o metabolismo, produção de energia, formação de novos tecidos e manutenção do sistema imunológico.

Existem vários tipos de aminoácidos, mas apenas 20 são o suficiente para formar todas as proteínas utilizadas pelo nosso corpo. Eles se dividem em duas categorias: não essenciais e essenciais.

Os não essenciais são aqueles que nosso próprio organismo consegue sintetizar; os essenciais são aqueles que não somos capazes de produzir e, portanto, precisamos obter a partir da ingestão de determinados alimentos, em grande parte de origem animal (carnes, ovos e leite).

Mas os vegetarianos não precisam se preocupar: além de carnes, existe uma ampla diversidade de alimentos ricos em aminoácidos essenciais, desde cereais, como trigo e aveia, até leguminosas (feijão, grão-de-bico, soja) e oleaginosas (nozes e outros tipos de castanhas). Veja aqui boas opções para quem não come carne:

Veja também:

Aminoácido glutamato e umami

O aminoácido glutamato (também chamado de ácido glutâmico) tem íntima relação com o umami. Em nosso paladar, percebemos o quinto gosto quando consumimos alimentos que contêm esse aminoácido. Ele está presente em alimentos como cogumelos, algas (Nori e Kombu, especialmente), peixes, ovos, carnes e queijos, bem como tomates, milho, ervilha brócolis, aspargos verdes entre outros.

No organismo, ele desempenha uma série de funções importantes: é a maior fonte de energia utilizada pelo intestino, auxilia na digestão de proteínas e ajuda a metabolizar a amônia, que é excretada pelo corpo em forma de ureia.

O glutamato produzido pelo organismo é um dos principais neurotransmissores de mamíferos – acredita-se que ele esteja envolvido em funções cognitivas do cérebro, como memória e aprendizagem.

Agora que você já sabe o que são aminoácidos e quais são suas funções, veja algumas de nossas dicas para uma alimentação rica em proteínas e, claro, muito gosto umami!