tender natal

Maracujá com alecrim, iogurte com mostarda, framboesa e bacon com azeite estão entre as opções!

Ceia de Natal tem alguns elementos que muitas vezes se repetem: a mesa farta, a família reunida, a troca de presentes, o clima de celebração… E alguns pratos, como o tender, fazem parte dessa tradição. Como esse alimento é geralmente consumido só uma vez no ano, é comum as receitas serem sempre as mesmas.

Para manter o costume natalino sem cair na mesmice, o segredo é inovar nos molhos. Geralmente, o tender é acompanhado com molho doce, como melado de cana, para contrastar com o sabor naturalmente salgado da carne de porco.

A inovação é muito bem-vinda. Por exemplo, você já imaginou o tender com molho de iogurte e mostarda? O gosto umami da carne, o doce do iogurte e a acidez da mostarda formam uma combinação surpreendentemente harmônica. A receita desse molho também inclui um pouco de suco de limão, alho e pimenta-do-reino (veja aqui).

Outra combinação deliciosa é a do maracujá com o alecrim, que além do sabor, contribuem para uma boa digestão. Nesse caso, o gosto adocicado do maracujá é moderado pela acidez da própria fruta, garantindo um toque tropical à ceia. Para fazer esse molho, além da polpa do maracujá e de um ramo de alecrim, a receita leva também uma cebola (umami!) e um copo de champanhe. Clique aqui para ver a receita completa.

O tender ao molho de framboesa também promete suspiros de satisfação. Além do contraste doce-salgado, destaca-se por fugir do convencional, já que a framboesa não é consumida com tanta frequência pelos brasileiros.

E, finalmente, para quem não gosta tanto de combinações agridoces, também há a possibilidade de investir em um molho salgado. A receita combina o azeite e o sabor reforçado do pimentão com o gosto umami da cebola. Também fica delicioso!