molho branco macarrao

Fancy organic fetuccine pasta with creamy alfredo mushroom sauce

Incrementar com alimentos como cenoura e cebola é uma boa alternativa.

Fundamentais em nossas cozinhas, os molhos podem ser utilizados como complemento de diferentes pratos. Seja nas tradicionais macarronadas, nas carnes, no recheio de pizzas ou no hambúrguer, é quase impossível passar uma semana sem usá-los. E molhos são ótimos para dar um toque especial com ingredientes umami.

Já sabemos que o tradicional molho de tomate é um dos campeões em umami e um dos mais presentes no nosso dia-a-dia. Se a ideia for apostar na tradição, o primeiro passo é escolher tomates maduros, firmes e com as cascas bem finas e vermelhas. Quanto mais maduros, mais umami.

Para quem quiser incrementar o gosto umami, vale caprichar na cebola. O acréscimo de cenoura picada ou ralada no molho, além de formar uma combinação umami surpreendente, ajuda a balancear a acidez do tomate. Acrescente bacon e pimenta calabresa e você estará seguindo a receita do molho amatriciana.

O molho branco acompanha praticamente os mesmos pratos que o seu colega feito com tomates, servindo como excelente alternativa para massas em geral. A versão original utiliza leite, farinha de trigo, manteiga e creme de leite. E aí, quem quiser um molho afiado no gosto umami, pode abusar do parmesão – ou ricota, para um sabor mais suave e menos calórico. Se a contagem calórica não for um problema, combine o parmesão com ovos, azeite, bacon e creme de leite e está pronto o delicioso molho carbonara.

Agora, o molho pesto é uma boa opção para quem procura fugir um pouco do convencional. Bastante versátil, combina com praticamente todas as massas – de frescas a recheadas – e também pode ser usado como recheio de brusquetas e pizzas. E não precisa de muito para que ele fique delicioso. Sua combinação básica de manjericão, parmesão, que é super umami, nozes e ervas finas já garante um sabor inigualável, Experimente incluir o queijo burrata e o tomate cereja à mistura para deixar ainda mais saboroso

Frutos do mar e cogumelos também contribuem para incrementar a experiência umami. Acrescente camarões ao molho de tomate ou cogumelos ao molho branco. O interessante é que eles funcionam bem nas duas posições, como acompanhamentos em outros molhos, mas também como ingredientes principais. Imagine um peixe assado coberto com molho de cogumelos (que leve vinho branco e creme de leite), ou um arroz com molho de camarões fritos e queijo. São combinações imbatíveis e em grande parte por conta do umami!