Fácil de fazer, a receita fica deliciosa em sua versão tradicional, mas é possível variar sem descaracterizar. Veja dicas para preparar seu creme de milho.

 

creme milho

Quando pensamos em milho, não temos dificuldade para lembrar as várias formas pelas quais podemos saboreá-lo. O cereal, nutritivo e com baixo custo, é muito popular no Brasil e extremamente versátil, um verdadeiro camaleão na cozinha! Dentre as várias possibilidades que podemos produzir a partir dele, está o creme de milho, ótimo acompanhamento para frango, arroz ou carne seca.

A receita é muito conhecida (veja completa aqui): bata no liquidificador o milho e o leite, enquanto refoga numa panela a manteiga e os temperos (sal, alho e cebola, se preferir). Misture tudo e, depois, adicione creme de leite sem soro. Mexa bem, até conseguir uma consistência cremosa. Está pronto!

Apesar de ser muito prático, é possível incrementar nosso creme de milho. A primeira opção é deixar de lado a latinha de milho em conserva e fazer o prato direto da espiga. Nessa receita, é preciso ralar a espiga em casa para extrair os grãos. Dá um pouco de trabalho, mas o milho in natura mantém o amido e outros nutrientes em quantidade maior que na sua versão processada, o que reflete também no sabor, na cor e na textura.

Para isso, é necessário escolher bem a espiga. Ela deve ter folhas bem verdes, com cabelo marrom-escuro. A parte de baixo deve estar macia e os grãos devem soltar um líquido branco quando apertados. Tudo isso indica que a espiga está boa para o consumo.

Mas atenção: o ideal é conservar as espigas na geladeira, protegidas, por até uma semana. Em temperatura ambiente, o prazo é menor, portanto, faça a receita com a espiga ainda fresquinha.

Com relação ao sabor, é possível acrescentar outros ingredientes e obter resultados surpreendentes. E por que não deixá-lo mais umami? Adicionar parmesão ou ricota dá à receita uma consistência muito mais cremosa, dando um toque diferente, mas mantendo o sabor característico do milho.

Nessa linha, é possível trabalhar também com bacon, cogumelos e até com um pouco de suco de limão. Sem falar na variedade de temperos que combinam bem. Algumas sugestões: páprica, gengibre, coentro, salsinha, orégano e pimenta.

Como dá para ver, o creme de milho comporta muitas possibilidades, é possível apreciá-lo muitas vezes e sempre um pouquinho diferente até selecionar seus favoritos.