Not support Recaptcha
Pular navegação
Notícia

Umami no cinema: o meu gosto favorito | Imprensa

julho/2017

São Paulo, julho de 2017 – Cinema e gastronomia são paixões comuns de muitas pessoas. Agora, imagine juntar isso tudo em um único lugar. Isso será possível para quem for assistir ao filme Meu Malvado Favorito 3, nas salas da Grande São Paulo da rede Cinemark, graças a uma parceria entre o Comitê Umami e a rede de cinemas, exibirá curtas educativos sobre o umami – um dos cinco gostos básicos do paladar humano – antes das sessões do filme em 25 salas. O projeto tem o objetivo de difundir o gosto para os pais, responsáveis, educadores e as crianças.

Com cerca de três minutos, a animação mostra, de forma lúdica e divertida, como o gosto umami foi descoberto pelo químico japonês Kikunae Ikeda, em 1908. O cientista também desvenda o mapa da língua, apresentando as principais características desse gosto, com destaque à salivação e ao prolongamento do sabor, que proporcionam uma melhora na aceitação alimentar, principalmente de crianças e idosos, e auxílio na digestão de proteínas.

A versão estendida do vídeo pode ser vista no site: www.portalumami.com.br.

Confira a lista Cinemark em que é possível ver o vídeo: Atrium Shopping; Boulevard Tatuapé; Center Norte; Cidade São Paulo; Extra Anchieta; Grand Plaza Shopping; Internacional Shopping Guarulhos; Lar Center Shopping; Market Place; Metrô Tucuruvi; Mooca Plaza Shopping; ParkShopping S. Caetano; Pátio Higienópolis; Pátio Paulista; Raposo Shopping; Shopping Aricanduva; Shopping Central Plaza; Shopping D; Shopping Eldorado; Shopping Interlagos; Shopping Metrô Santa Cruz; Shopping Tatuapé; Shopping União de Osasco; Shopping Villa Lobos e SP Market.

 

UMAMI

É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias Umami. As duas principais características do Umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse portalumami.com.br e acompanhe também pelas redes sociais facebook.com/GostoUmami e instagram.com/ogostoumami.

Compartilhar


Informações sobre umami para a imprensa: