As mães adoram que os filhos estejam ao seu redor. Muitas são as que gostam de compartilhar momentos, dar conselhos, alertar sobre o “casaquinho” para as noites de frio. E todas elas gostam mesmo é de ver que os filhos estão bem. Por essas e outras mil qualidades, elas merecem carinhos e mimos todos os dias. O Dia das Mães, comemorado no segundo domingo de maio, é a oportunidade ideal de reunir a família para um almoço especial em homenagem a elas. Para auxiliar no cardápio, o Comitê Umami apresenta uma dica saborosa: receita de Almôndega ao Molho de Tomate Fresco.

O prato é uma ótima opção para esse dia especial. Ele possui o gosto umami – um dos cinco gostos básicos do paladar humano – em abundância. Nesta receita, a alcatra, os tomates e o glutamato monossódico são os responsáveis por conferir este gosto, e proporcionar muitos benefícios, além do delicioso sabor de comida caseira, o auxílio na digestão de proteínas e a redução de sódio.

Confira o modo de preparo e deixe o Dia das Mães mais umami:

Ingredientes

Almôndega
500 g de alcatra bovina moída
1 ovo
2 colheres (sopa) de farinha de rosca
Meia xícara (chá) de leite (100ml)
Meia colher (chá) de sal
Meia colher (chá) de glutamato monossódico

Molho
1 kg de tomates maduros, sem pele e sementes, picados
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cebola média picada
1 dente de alho picado
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de glutamato monossódico

Modo de Preparo

1. Prepare as almôndegas: em uma tigela, coloque a carne moída, o ovo, a farinha de rosca, o leite, o sal e o glutamato monossódico. Misture bem e modele esferas de 5 cm de diâmetro cada uma.
2. Disponha, em uma assadeira média, untada, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por 30 minutos.
3. Tire o papel-alumínio e deixe por mais 10 minutos.
4. Enquanto isso, prepare o molho: no copo do liquidificador, coloque o tomate e bata até obter um suco. Reserve.
5. Em uma panela média, coloque o azeite e leve ao fogo alto para aquecer. Junte a cebola e o alho, e refogue até que doure ligeiramente (cerca de 5 minutos).
6. Acrescente o suco de tomate, o sal e o glutamato monossódico, e deixe cozinhar em fogo baixo, por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando.
7. Regue as almôndegas e sirva em seguida.

Rendimento: 5 porções
Tempo de preparo: 20 minutos (+40 min. de forno)
Dica do Chef: finalize o prato, decorando com folhas de manjericão.

UMAMI

É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias Umami. As duas principais características do Umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse portalumami.com.br e acompanhe também pelas redes sociais www.facebook.com/GostoUmami/ e instagram.com/ogostoumami

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA
Race Comunicação
(11) 2548-0720 / 2894-5607
Rodolfo Zanchin – Rogério Artoni
umamiteam@agenciarace.com.br