Castanhas, como o pistache e nozes, além de sementes como as de linhaça, são opções saborosas para ingerir proteínas sem consumir carne.

pistache proteinas
Apesar de ricos em proteínas, alimentos de origem animal (carnes, ovos, leite e derivados) podem ser pobres em vitaminas e fibras. Além disso, muitos deles apresentam grandes quantidades de gordura, o que, dependendo das suas necessidades e da composição da sua dieta como um todo, pode gerar algumas restrições de quantidade.

A combinação de carnes magras, sementes e leguminosas, por exemplo, pode suprir as demandas proteicas do organismo e, ao mesmo tempo, contribuir para a manutenção de uma alimentação mais saudável.

A começar pelas carnes, o peito de frango, o peito de peru (ambos sem pele) e peixes como atum, bacalhau, salmão e tilápia, são ricos em proteínas. Eles também têm gorduras, mas do tipo bom. Com relação à carne vermelha, dê preferência a cortes magros: patinho, maminha, lagarto, filé mignon, coxão mole e coxão duro são alguns exemplos. Lembrando que as formas grelhada e assada de preparo são as melhores para o consumo.

O leite de vaca e derivados, como o queijo (sobretudo o queijo cottage, que apresenta baixos níveis de gordura e colesterol) e o iogurte, além de ricos em proteína, são fontes de cálcio, fundamental para o organismo e cada vez mais importante conforme avança a idade.

O consumo de lentilha e alimentos umami como cogumelos e algas (Nori e Kombu, especialmente), além de cereais como arroz integral, feijão, aveia, trigo sarraceno, quinoa e chia, é incentivado pelos nutricionistas, pois são ingredientes capazes de compor refeições diversificadas e nutritivas.

Sementes de girassol e linhaça, além de frutas secas, como nozes, amêndoas e pistache, são ingredientes fáceis de incorporar aos mais diversos pratos (ou até bebidas). Podem ser adicionados a saladas e antepastos, ou servidos como aperitivo.

O importante é combinar e/ou variar os alimentos a fim de criar pratos saborosos e igualmente nutritivos. Desprenda-se da ideia de que ingerir proteínas é apenas comer carne. Aqui no Portal Umami você encontra receitas para todos os gostos e que seguem à risca nosso maior objetivo: oferecer uma dieta saudável e saborosa!