Not support Recaptcha
Pular navegação
Notícia

Feijoada Umami para comemorar o aniversário do Rio de Janeiro | Imprensa

fevereiro/2017

São Paulo, fevereiro de 2017 – A próxima quarta-feira é motivo de muito orgulho para todos os brasileiros. Conhecido pelo mundo como “Cidade Maravilhosa” e maior cartão portal do Brasil, o Rio de Janeiro completa no dia 1º de março 452 anos de existência. Em 2017, a comemoração será ainda maior, pois o Carnaval termina um dia antes da data – e como a festa é uma identidade do Rio, há um ótimo pretexto para estender a folia.

As homenagens devem vir sempre acompanhadas de bons pratos, e por reconhecer o Rio como uma cidade com grande riqueza gastronômica, o Comitê Umami dedica uma receita especial para a celebração: a Feijoada Umami.

A preparação é típica do estado e possui muito umami, um dos cinco gostos básicos do paladar humano, devido à presença do paio, carne-seca e costelinha. A maioria das carnes possui o aminoácido glutamato – responsável por proporcionar o gosto umami – em abundância e garante as principais características do gosto: o aumento da salivação e o prolongamento do sabor. Além disso, o gosto umami é um aliado na melhora da aceitação alimentar, principalmente de crianças e idosos, e na digestão de proteínas.

Confira os ingredientes e comemore o aniversário do Rio com o gosto umami:

 

Feijoada Umami

Ingredientes
1 colher (sopa) de óleo
1 dente de alho amassado
1 cebola média picadinha
100 g de paio cortado em rodelas finas
200 g de carne-seca demolhada, aferventada e cortada em cubos
200 g de costelinha suína defumada, demolhada e aferventada
2 xícaras (chá) de feijão preto cru
1 colher (chá) de sal
1,7 litro de água
2 colheres (sopa) de cachaça

Modo de preparo
1. Em uma panela de pressão, coloque o óleo e leve ao fogo alto para aquecer.
2. Junte o alho e a cebola, e refogue por 2 minutos, ou até a cebola murchar.
3. Acrescente o paio, a carne-seca, a costelinha, o feijão, o sal, a água e a cachaça e deixe cozinhar, em fogo baixo, por 20 minutos, após o início da fervura.
4. Retire do fogo, espere a pressão ceder e abra a panela.
5. Volte ao fogo baixo, por 15 minutos, com a panela semitapada ou até o caldo encorpar.
6. Retire do fogo e sirva em seguida.

Dica do chef: para demolhar a carne-seca e a costelinha, deixe-as cobertas com água por 48 horas, na geladeira, trocando a água pelo menos 6 vezes.
Tempo de preparo: 40 minutos
Rendimento: 6 porções

 

UMAMI

É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias Umami. As duas principais características do Umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse portalumami.com.br

 

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA

Race Comunicação
(11) 2548-0720 / 2894-5607
Rodolfo ZanchinRogério Artoni
umamiteam@agenciarace.com.br

Compartilhar


Informações sobre umami para a imprensa: