São Paulo, fevereiro de 2017 – Os bloquinhos de Carnaval já estão a todo vapor na maioria das cidades do Brasil e muitos não querem ficar de fora da festa mais famosa do país. Mas, para manter o ritmo e a energia durante todos os dias de folia, é essencial manter uma alimentação saudável, nutritiva e balanceada.

A dica do Comitê Umami é uma receita saborosa de Bruschetta Integral. Alimentos integrais possuem fibras e enriquecem a alimentação com minerais e vitaminas, saciando a fome por mais tempo e auxiliando também no bom funcionamento do intestino. Além disso, a preparação possui o umami – um dos cinco gostos básicos do paladar humano -, graças ao tomate e ao queijo. Por meio de suas características básicas (aumento da salivação e prolongamento do sabor), o gosto umami proporciona muitos benefícios à saúde, como a melhora na aceitação alimentar de crianças e idosos e auxílio na digestão de proteínas.

Confira os ingredientes e o modo de preparo:

Bruschetta Integral
Ingredientes

3 colheres (sopa) de azeite de oliva (24 g)
Meia colher (chá) de sal (2,5 g)
6 fatias de pão de forma integral (150 g)
1 e meia xícara (chá) de muçarela ralada (120 g)
1 e meia xícara (chá) de tomates-cereja cortados em 4 partes (200 g)
1 xícara (chá) de rúcula picada grosseiramente (30 g)

Modo de preparo
1. Em uma tigela pequena, coloque o azeite e o sal, e misture. Pincele as fatias de pão com metade do azeite temperado e disponha-as em uma assadeira média.
2. Divida a muçarela entre as fatias e cubra com o tomate, previamente misturado com o azeite restante.
3. Leve ao forno médio (180°C), pré-aquecido, por 10 minutos, ou até derreter a muçarela.
4. Retire do forno, cubra as bruschettas com a rúcula e sirva em seguida

Dica do chef: antes de servir as bruschettas, regue a rúcula com um fio de azeite de oliva.
Tempo de preparo: 20 minutos
Rendimento: 6 porções

UMAMI
É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias Umami. As duas principais características do Umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse portalumami.com.br

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA
Race Comunicação
(11) 2548-0720 / 2894-5607
Rodolfo ZanchinRogério Artoni
umamiteam@agenciarace.com.br