Além de conferirem o gosto umami aos preparos, opções como tomate, batata e cenoura são alimentos hidratantes. Conheça outras alternativas.

 

tomateTodo mundo sabe que a água tem papel essencial para garantir o bom funcionamento do organismo. Além de acelerar reações metabólicas, mantém a temperatura interna constante e faz parte de estruturas vitais do corpo. Mas, talvez a função mais lembrada seja a hidratação. Quem nunca ouviu falar nos famosos dois litros de água que precisamos ingerir por dia?

O que muitos não se dão conta é que a hidratação vem não só da água, mas também dos alimentos, o que pode ajudar muita gente que não consegue adquirir o hábito de beber água regularmente. Várias opções umami, como tomate, batata, ovos, frango e cenoura são compostos por muita água e podem ajudar a manter o organismo sempre hidratado – lembrando que não substituem a água, que permanece indispensável. Outras opções não umami também contribuem. Vegetais como agrião, alface e pepino são altamente hidrantes, com até 95% de água em sua composição.

É importante lembrar que praticamente todos os nossos órgãos precisam da água para desempenhar suas atividades. A desidratação traz uma série de danos graves à saúde, como intestino preso, falta de memória, tonturas, desmaios, pedras nos rins, entre outros.

Saiba quais são os principais alimentos umami que ajudam na hidratação:

 

Tomate: liderando a lista de alimentos umami hidratantes está nosso querido tomate, com aproximadamente 95% de água na composição. Além da ação hidratante e do umami, o tomate contém licopeno, um antioxidante e fitonutriente que ajuda na prevenção do câncer de próstata.

 

Batata inglesa: essa opção umami é composta por aproximadamente 86% de água. Boa fonte de carboidratos, fornece energia, tem ação antioxidante e regula a pressão arterial, já que possui potássio (que controla a quantidade do sódio no organismo).

 

Cenoura: se consumida crua, a cenoura possui cerca de 90% de água. Entre os principais benefícios do legume estão a ação antioxidante e a prevenção a doenças, principalmente cardíacas, já que a cenoura ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim.

 

Ovo: possui cerca de 75% de água. Alimento chave para a manutenção da saúde e versátil na cozinha, o ovo ajuda a prevenir anemias, degeneração ocular e ocorrência de câncer de mama, além de garantir o bom funcionamento do sistema nervoso.

 

Frango: com aproximadamente 70% de água, o frango é uma importante fonte de proteínas, com baixo teor de gordura saturada. Possui niacina, vitamina B3, selênio e vitamina B6, nutrientes que ajudam a prevenir o câncer.