São Paulo, junho de 2016 – Um bom jantar romântico pode melhorar o relacionamento de qualquer casal. É o momento para trocar carinhos, planejar viagens e falar do futuro – ou simplesmente colocar o papo em dia. Escolher o tema da conversa com quem se ama é fácil; o difícil, muitas vezes, é decidir o cardápio em uma data tão especial como o Dia dos Namorados.

Para ajudar na receita do próximo dia 12, o Comitê Umami separou duas opções práticas para que o casal possa aproveitar o clima e saborear pratos com umami, um dos cinco gostos básicos do paladar humano. Além de deliciosos, o Talharim ao Sugo e as Almôndegas ao Molho de Tomate Fresco possuem este gosto bastante acentuado, graças à presença dos tomates, sem esquecer do parmesão, perfeito para acompanhar os pratos e também cheio de umami.

Deixe o Dia dos Namorados mais #hummmami, confira as receitas:

 

Almôndegas ao Molho de Tomate Fresco
Ingredientes:

Almôndega
500 g de alcatra bovina moída
1 ovo
2 colheres (sopa) de farinha de rosca
Meia xícara (chá) de leite (100ml)
1/2 colher (chá) de sal
1/2 colher (chá) de glutamato monossódico

Molho
1 kg de tomates maduros, sem pele e sementes, picados
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cebola média picada
1 dente de alho picado
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de glutamato monossódico

Modo de preparo:
1. Prepare as almôndegas: em uma tigela, coloque a carne moída, o ovo, a farinha de rosca; o leite, o sal e o glutamato monossódico. Misture bem e modele esferas de 5 cm de diâmetro cada uma.
2. Disponha em uma assadeira média, untada, cubra com papel-alumínio e leve ao forno médio (180 graus), preaquecido, por 30 minutos.
3. Tire o papel-alumínio e deixe por mais 10 minutos. Enquanto isso, prepare o molho: no copo do liquidificador, coloque o tomate e bata até obter um suco. Reserve.
4. Em uma panela média, coloque o azeite e leve ao fogo alto para aquecer. Junte a cebola e o alho, e refogue até que doure ligeiramente (cerca de 5 minutos).
5. Acrescente o suco de tomate, o sal e o glutamato monossódico, e deixe cozinhar em fogo baixo, com a panela aberta, por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando.
6. Regue as almôndegas e sirva em seguida.

Rendimento: 5 porções
Tempo de preparo: 20 minutos (+40 min de forno)
Dica: finalize o prato decorando com folhas de manjericão a gosto.

 

Talharim ao Sugo
Ingredientes:

500 g de tomates maduros, sem pele e sem sementes, picados
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho picados
1/2 colher (chá) de sal
1/2 colher (chá) de glutamato monossódico
1/2 pacote de macarrão tipo talharim, cozido (250 g)

 

Modo de preparo:
1. No copo do liquidificador, coloque metade do tomate e bata até obter um suco. Reserve.
2. Em uma panela média, coloque o azeite e leve ao fogo alto para aquecer. Junte a cebola e o alho, e refogue por 3 minutos, ou até que dourem ligeiramente.
3. Acrescente o tomate restante e deixe cozinhar em fogo baixo, com a panela semitampada, por 10 minutos, ou até desmanchar parcialmente.
4. Adicione o tomate batido, o sal e o glutamato monossódico, e cozinhe em fogo médio, por 5 minutos.
5. Retire do fogo, regue o macarrão e sirva em seguida.

Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 30 minutos
Dica: Se preferir um molho mais encorpado, acrescente duas colheres (sopa) de extrato de tomate.

Confira mais receitas em portalumami.com.br

 

UMAMI

É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias Umami. As duas principais características do Umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse portalumami.com.br

 

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA

Race Comunicação
(11) 2548-0720 / 2894-5607
Rodolfo ZanchinRogério Artoni
umamiteam@agenciarace.com.br