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Notícia

Gostos e sabores: a arte de combinar | Imprensa

maio/2016

São Paulo, maio de 2016 – O ser humano é capaz de identificar cinco gostos: doce, salgado, azedo, amargo e umami. Este último – com existência comprovada pela sociedade científica em 2000 – está muito presente na culinária oriental e vem ganhando espaço no ocidente com o passar dos anos.

Sentir os cinco gostos pode ser tarefa simples até para os paladares menos treinados, mas quando se trata de sabor, a complexidade aumenta – e muito. Isso porque o processo envolve dois ou mais sentidos, principalmente o olfato, o tato e o paladar. “O filósofo e pesquisador francês, Michel Onfray, autor do livro “La raison gourmande” (“A razão gulosa”, em português), discute a relação entre a razão e a emoção envolvidas no ato da alimentação, demonstrando também a importância dos ambientes externos, como luminosidade, cores e sons para aguçar a memória gustativa”, comenta Hellen Maluly, doutora em ciência de alimentos da Universidade de Campinas (Unicamp).

A abundância de pratos preparados nas diversas culturas do mundo materializa as infinitas combinações entre frutas, carnes, molhos etc. Texturas, cores e aromas também desempenham papel fundamental no resultado final. A “alquimia” de gostos e sabores é uma arte que pode encantar até os paladares pouco refinados (No final, veja tabela com dicas de como combinar o umami com os outros quatro gostos básicos do paladar humano).

Quando o assunto é combinação, podemos apontar a sinergia presente na degustação de queijos e vinhos. Isso ocorre porque os gostos salgado e umami presentes nos queijos suprimem a acidez proporcionada pelos vinhos e modificam sua percepção sensorial. Já a adstringência – sensação gustativa provocada pelos taninos contidos nos vinhos tintos- é reduzida pelo contato desse elemento com as proteínas dos queijos, que competem com as da saliva pela ligação com estes compostos. O resultado é uma bebida mais equilibrada, com pouca acidez e, para os amantes dos vinhos, uma experiência mais elevada.

O que muitos já sentiam foi comprovado em estudo feito em 2010 e publicado na revista Food Quality and Preference, que analisou a usual combinação entre vinhos e queijos. A pesquisa foi realizada com 54 consumidores e 22 sommeliers com base na percepção sensorial de dez vinhos Shiraz australianos e um tipo de queijo cheddar. Os resultados mostraram que o consumo de queijo cheddar antes do vinho reduz a duração do aroma de ‘couro’ ou ‘celeiro’ (que são considerados por alguns especialistas como um defeito no vinho, quando em concentrações elevadas) e da intensidade de adstringência.

“Esse tipo de queijo, utilizado na pesquisa australiana, possui um destaque especial, pois estudos comprovam a alta concentração de substâncias umami na sua composição. Outros queijos, como o suíço e parmesão, também possuem essa característica, podendo ser ótimos aliados para a harmonização com vinhos e outras bebidas”, conclui Maluly.

 

A sinergia entre o umami e os outros quatro gostos básicos

• Umami + salgado: reduz e ameniza o gosto salgado exagerado. Ex: adicionar cogumelos em molhos com baixa concentração de sal de cozinha pode elevar o sabor e reduzir o sódio.

• Umami + amargo: modera o gosto amargo residual. Ex: ralar um pouco de queijo parmesão sobre o jiló (ou fazer uma receita de jiló empanado com parmesão).

• Umami + azedo: reduz o gosto ácido indesejável. Ex: adicionar tomate cereja e um pouco de parmesão em saladas temperadas com vinagre ou limão. Um bom exemplo é a salada de rúcula, que é azeda, um pouco amarga e também adstringente. A mistura de ingredientes pode deixar seu sabor intenso um pouco mais agradável ao paladar.

• Umami + doce: acentua o gosto doce quando o açúcar está presente em baixas concentrações.Ex: queijadinha e paçoca.

UMAMI
É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias Umami. As duas principais características do Umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesseportalumami.com.br

 

COMITÊ UMAMI

O Comitê Umami Brasil debate e divulga temas relacionados ao quinto gosto. O Comitê tem relação direta com o Umami Information Center (UIC), organização sem fins lucrativos, dedicada a pesquisas sobre o assunto. Para saber mais, acesse umamiinfo.com.

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA

Race Comunicação
(11) 2548-0720 / 2894-5607
Rodolfo ZanchinRogério Artoni
umamiteam@agenciarace.com.br

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