São Paulo, maio de 2016 –Todo e qualquer alimento tem por finalidade oferecer elementos para formação, manutenção e desenvolvimento do organismo humano. Embora as diferentes culturas existentes garantam a variedade nos cardápios mundo afora, alguns alimentos são comuns em diversas culinárias e trazem muitos benefícios. “O queijo parmesão consumido na Itália e também no Brasil, por exemplo, é um alimento umami rico em proteínas, cálcio e fósforo. Também possui uma alta concentração de gorduras e sódio e, por isso, deve ser consumido com moderação”, comenta a doutora em ciência de alimentos, Hellen Maluly.

Para ajudar na decisão do cardápio semanal, o Comitê Umami, em parceria com a doutora Hellen, fez uma lista de alimentos e algumas dicas que podem auxiliar no funcionamento do organismo.

A maioria dos alimentos citados abaixo proporcionam o gosto umami – um dos cinco gostos básicos do paladar humano -, pois possuem o aminoácido glutamato e os nucleotídeos inosinato e guanilato. Os benefícios dessas substâncias sobre o organismo são:

– Aumento da salivação: a saliva pode auxiliar na mastigação e no início da digestão de alimentos, além de possuir uma ação antimicrobiana, protegendo a mucosa bucal.

– Melhora na digestão de proteínas: quando as substâncias umami entram em contato com a parede do estômago, elas atuam sobre o nervo vago, que leva informações para o cérebro, informando-o que há proteínas para serem ingeridas. As informações retornam, fazendo com que haja liberação de suco gástrico no estômago.

– Renovação de células intestinais: as células intestinais utilizam o glutamato como fonte de energia para sua renovação e também recuperação em casos de intoxicações.

Os alimentos que proporcionam o quinto gosto ainda podem trazer benefícios adicionais. Confira:

– Carnes (bovina, suína e de frango), peixes e frutos do mar: possuem aminoácidos essenciais – aqueles que só são adquiridos por meio da alimentação -, como os de cadeia ramificada (BCAA – leucina, isoleucina e valina)., que são responsáveis pelo desenvolvimento dos músculos- “O consumo diário não é necessário, porém, para os praticantes de exercícios físicos, é importante variar a dieta durante a semana”, avalia a doutora.

– Peixes: sardinha, salmão, cavala etc. são ricos em ácidos graxos essenciais, como o ômega 3 e 6, importantes para reduzir a fração de LDL colesterol, quando esta está em excesso no sangue. “Outra dica é consumi-los durante a gestação e lactação, pois estudos sugerem que os ácidos graxos da família ômega-3 possam auxiliar na formação do tubo neural, estrutura embrionária que dará origem ao cérebro e à medula espinhal dos bebês”, comenta Hellen.

– Frutos do mar: fontes de ácidos graxos essenciais, vitamina A – importante para visão e prevenção de doenças crônicas – e iodo, mineral que auxilia o bom funcionamento da tireoide.

– Tomate: fonte de licopeno (importante pigmento da classe dos carotenoides que auxilia na prevenção da formação de radicais livres), potássio, vitamina K e uma boa quantidade de água. “Para experimentar o umami, recomendo mastigar um tomate bem avermelhado, de preferência o tomate cereja, por dez segundos. Logo após a deglutição, é possível sentir a leve acidez e dulçor do alimento. Dentro de alguns minutos, a salivação aumenta e ainda resta um pouco do sabor do tomate, este é o gosto umami. Também é interessante o consumo de molhos a base de tomate, pois esses possuem um teor maior de licopeno por conta da extração feita durante o cozimento”, explica Maluly.

– Cogumelos: ricos em potássio e selênio, minerais responsáveis pelo equilíbrio iônico, manutenção do sistema nervoso e ação antioxidante, além de vitaminas dos complexos B e D.

UMAMI
É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias Umami. As duas principais características do Umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse portalumami.com.br

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA
Race Comunicação
(11) 2548-0720 / 2894-5607
Rodolfo ZanchinRogério Artoni
umamiteam@agenciarace.com.br