São Paulo, abril de 2016 – No próximo dia 26, Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, o Comitê Umami – organização responsável por ampliar no Brasil o conhecimento sobre o quinto gosto do paladar humano – participará do evento organizado pela Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH). O encontro tem o propósito de alertar a população sobre os riscos relacionados à hipertensão arterial e contará com diversos especialistas da área.

O Comitê Umami estará presente compartilhando informações sobre o uso do glutamato monossódico (MSG) como forma de reduzir a quantidade de sódio nas refeições. “O MSG possui aproximadamente 1/3 da quantidade de sódio presente no sal de cozinha. Ou seja, enquanto 1g de glutamato monossódico tem 123mg de sódio, a mesma quantidade de sal possui 388mg”, aponta a nutricionista do Comitê Umami, Mariana Rosa. “Na prática, isso significa que se substituirmos a metade da quantidade de sal utilizada nas preparações por glutamato monossódico, podemos diminuir em no mínimo 25% o sódio das receitas”.

Preocupado com o uso excessivo do sal, o Comitê Umami apresenta um jogo divertido para todos aprenderem, de forma prática, alternativas para a redução de sódio. Você pode encontrá-lo clicando aqui.

Os números relacionados à hipertensão preocupam: segundo o Ministério da Saúde, 17 milhões de pessoas sofrem de pressão alta no Brasil. Os motivos são variados, mas os principais vilões são má alimentação – com destaque ao consumo excessivo de sódio -, sedentarismo, obesidade, ingestão de álcool sem moderação e tabagismo.

O evento da SBH ocorrerá no saguão do Conjunto Nacional (Av. Paulista, 2073 – SP), entre 9h e 17h, e será aberto para o público. “Este tipo de discussão é imprescindível para que possamos ampliar o conhecimento da sociedade sobre temas ligados à saúde, e a informação é o segredo para vencermos a hipertensão no Brasil”, conclui Mariana.

 

Serviço:

Evento Sociedade Brasileira de Hipertensão
Atividades: Programação gratuita para aferição da pressão, teste de glicemia, cálculo de massa corpórea (IMC) e dicas nutricionais
Data: 26 de abril (terça-feira)
Local: Saguão do Conjunto Nacional – Avenida Paulista, 2073 – próximo ao metrô Consolação, linha 2-Verde do metrô
Horário: das 09h às 17h
Valor: Entrada gratuita e aberto para todo o público

 

UMAMI
É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias Umami. As duas principais características do Umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse portalumami.com.br

 

COMITÊ UMAMI
O Comitê Umami Brasil debate e divulga temas relacionados ao quinto gosto. O Comitê tem relação direta com o Umami Information Center (UIC), organização sem fins lucrativos, dedicada a pesquisas sobre o assunto. Para saber mais, acesse umamiinfo.com.

 

INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA
Race Comunicação
(11) 2548-0720 / 2894-5607
Rodolfo ZanchinRogério Artoni
umamiteam@agenciarace.com.br