Quando o assunto é TPM sobram piadas dispensáveis em torno de um dos momentos mais incômodos da vida fértil feminina e faltam, principalmente para os homens, conhecimentos sobre ela.

Veja também: Conheça os alimentos umami que fazem bem ao coração

A Tensão Pré-Menstrual é um conjunto de sintomas, como inchaço, cólica e mau humor, que se manifestam um pouco antes da menstruação. Isso é completamente normal. Mas para entender, é preciso compreender que o organismo da mulher, do ponto de vista hormonal, é bem mais complexo que o masculino.

Enquanto a produção hormonal deles começa a cair lentamente a partir dos 30 anos, provocando mudanças no humor, nelas a concentração e oscilação dos hormônios varia ao longo do ciclo menstrual.

Quando termina a menstruação, inicia-se a produção do estrógeno e, ao redor do 14º dia, ele começa a cair e dar espaço para a progesterona. Mas, durante a menstruação, ambos chegam a zero. Ou seja: a mulher tem uma concentração de hormônios sexuais diferente diariamente, afetando também o humor.

Para ajudar a amenizar esses sintomas, que nós do Portal Umami sabemos estar bem longe de ser “frescura”, separamos uma lista com 5 alimentos, e sugestões com o mesmo efeito amenizador, que podem ajudar nesse momento.

Salmão: em geral, os peixes são ricos em ômega 3 – ácido graxo que entre suas qualidades benéficas está sua ação anti-inflamatória. No caso da TPM, ajuda na redução das cólicas e na diminuição da retenção hídrica. E o melhor: a maioria deles são umami!
Outras sugestões: atum e sardinha.

Milho: um dos ingredientes umami mais queridinho, o milho é rico em vitamina E, que é benéfica na redução das dores mamarias, muito comum nesse período.
Outras sugestões: castanha-do-pará e nozes.

Cenoura: rica em vitamina B6, é outra opção para aliviar os sintomas da TPM, além de ser umami! O componente presente no legume pode contribuir na melhora dos padrões do sono e, inclusive, do humor.
Outras sugestões: arroz integral e leguminosas (feijão)

Gema de ovo: essa parte do ovo está repleto de vitamina B1, que atua diretamente na produção da serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação do bem-estar.
Outras sugestões: semente de linhaça e semente de girassol

Laranja: essa é uma boa opção para controlar a ansiedade. A fruta é uma excelente fonte de vitamina C, que atua na produção dos neurotransmissores, amenizando a sensação de agitação.
Outras sugestões: acerola e abacaxi.