Conhecida como um grande pólo brasileiro da gastronomia, São Paulo tem alguns pratos típicos. Conheça as receitas que estão no coração do paulistano.

 

Não foi à toa que São Paulo adquiriu a fama de “capital brasileira da gastronomia”. Pólo de atração de imigrantes de todas as partes do mundo, incluindo do próprio Brasil, Sampa se desenvolveu com uma das culturas mais ricas e variadas do país. A culinária é o reflexo mais saboroso dessa mistura, que existe pelo menos desde a época do descobrimento, quando a cultura dos portugueses encontrou a dos diversos grupos indígenas que já habitavam a região.

Das massas italianas aos sushis japoneses, passando pelos exóticos temperos árabes e fazendo escalas no interior do próprio Estado para degustar uma receita caipira, é possível fazer uma “volta ao mundo” da culinária sem sair da capital. Alguns desses pratos já estão tão presentes no dia-a-dia dos paulistanos, que nos autorizam a dizer que são típicos da capital paulista.

Ou alguém pode dizer que as pizzas, de origem italiana, mas com cerca de 1 milhão de unidades consumidas por dia só na capital, não fazem parte de uma cultura própria do paulistano?

Aqui apresentamos cinco receitas de pratos intimamente ligados à história da capital paulista e à sua culinária – ambas influenciadas pelo mundo, sem perder a identidade brasileira. Com exceção do sanduíche de pernil, todas as receitas foram oferecidas pela Dona Benê Ricardo, um dos nomes mais importantes da Gastronomia Brasileira e a primeira mulher a se formar em gastronomia no Brasil pelo Senac, em 1981.