Not support Recaptcha
Pular navegação
Notícia

Entradas saborosas, saudáveis e umami | Imprensa

dezembro/2015

Antepasto, entrada, couvert e aperitivo, são alguns dos muitos nomes dados às pequenas porções de alimentos que são servidas antes dos pratos principais. Podendo ser simples, refinadas, elaboradas ou mesmo compradas prontas, a proposta é abrir o apetite e “distrair” o cliente enquanto escolhe a refeição ou aguarda o prato.

Pastas, pães, frios, bruschettas, caldos, bolinhos… opções não faltam! Porém, o desafio de comer de forma saudável também engloba as entradas. “Não é preciso estar de dieta para comer pensando em se manter saudável e isso não é sinônimo de comer mal. É possível sim encontrar preparações saborosas e que fazem bem para a saúde”, explica Mariana Rosa, nutricionista do Comitê Umami.

Alimentos Umami podem ser uma alternativa. “O quinto gosto básico do paladar humano traz diversos benefícios à saúde e os alimentos que possuem esse gosto podem, tanto melhorar a atratividade e o sabor das preparações, quanto contribuir para a saúde do individuo”, aponta a especialista.

Veja, abaixo, três opções de aperitivos saudáveis e deliciosos para preparar em casa:

 

Salada Caprese: Simples e colorida ela contém tomate, manjericão e queijo muçarela de búfala. Além de uma escolha saudável e fresca, apresenta baixas calorias: 85 kcal. A salada também ganha presença de proteínas, cálcio, vitamina C e carboidratos. O umami marca sua presença no tomate (com 246mg de glutamato em 100g do alimento). São ingredientes leves e não sazonais.

Carpaccio bovino: De origem italiana, o carpaccio é feito com o lagarto (parte bovina). É outra sugestão leve e fresca para os dias mais quentes. O prato contém ferro, proteínas, gorduras e, numa porção de 100 gramas a entrada contém 135 kcal. São várias receitas, mas a mais comum é aquela que vai sobre as lâminas de carne, que traz 30mg de glutamato em 100g da proteína; lascas de parmesão (1680mg de glutamato em 100g) e molho de mostarda. Saboroso e delicado – acompanha pães.

Creme de aspargos verdes: Cremosa, a porção de 250g do creme equivale a 103 kcal. Rico em ácido fólico, o aspargo contém proteínas, carboidratos, fibras, magnésio, vitamina C, B e combate os radicais livres. O aspargo verde apresenta 50mg de glutamato livre.

 

UMAMI

É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias Umami. As duas principais características do Umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse portalumami.com.br

Compartilhar


Informações sobre umami para a imprensa: