Durante a XXII Semana de Alimentação – Semeando Saúde, Hellen Maluly, doutora em ciência de alimentos, deu dicas sobre o umami e a redução de sódio.

 

A XXII Semana de Alimentação – Semeando Saúde, promovida pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, realizou atividades e discussões para adultos e crianças sobre como alimentar-se com qualidade. E como não poderia deixar de ser, o Comitê Umami teve seus representantes por lá.

 

Veja também: Como o gosto umami pode auxiliar na redução de sódio?

 

Os eventos da Semana, que ocorreram de 11 a 18 de outubro, incluíram atividades interativas, palestras e até uma feira gastronômica. No dia 14, Hellen Maluly, doutora em ciência de alimentos e especialista em umami, esteve presente discutindo quais são as alternativas para a redução de sódio na alimentação.

Hellen ressaltou a importância da variabilidade na alimentação para ajudar nessa tarefa: “A ingestão de alimentos muito salgados ou doces continuamente faz com que as papilas gustativas se acostumem com sensações específicas, o que pode levar a uma monotonia alimentar. Por isso, é essencial variar os alimentos que ingerimos. Assim, podemos nos desacostumar ao consumo excessivo de sal”, recomendou.

Além disso, aconselhou a buscar novas fontes culinárias. “Utilizar limão, ervas, aumentar a experiência multissensorial, ou seja, comer alimentos mais coloridos, crocantes e aromáticos também pode ajudar. A dica principal é: varie, tempere, experimente e invente.”

 

Como consumir menos sódio?

Nesse contexto, o glutamato monossódico tem um poder que poucas pessoas conhecem: utilizado na proporção adequada, ele diminui consideravelmente a quantidade de sódio de uma refeição, mantendo a mesma aceitação. Substituindo meia colher de chá de sal que você utiliza para temperar uma panela de arroz, por exemplo, por meia colher de glutamato monossódico, é possível reduzir pelo menos 25% do sódio e com o mesmo sucesso que faria ao paladar se fosse feito apenas com sal.

O glutamato monossódico possui cerca de 1/3 da quantidade de sódio presente no sal de cozinha. Além disso, ele é um dos responsáveis por proporcionar o gosto umami aos alimentos. Outra forma de sentir o quinto gosto é por meio dos alimentos nos quais ele está naturalmente presente, como no tomate, queijo parmesão e cogumelos. Gostoso e saudável: com essa combinação, ninguém pode!

Para testar se o seu prato de feijão e arroz possui muito sódio, confira o nosso game, que ensina direitinho como reduzir a quantidade dessa substância nas suas preparações, garantindo sua saúde.