Elas são versáteis: servem como jantar para os solitários e é o prato predileto dos casais. Pode ser compartilhada entre os amigos ou devorada sozinha por um faminto. Seus recheios, então, nem se fale. A possibilidade de sabores e misturas são quase infinitas. Bem, podemos perceber que não é à toa que mais de 1 milhão de pizzas são vendidas diariamente no Brasil.

Veja também:

Dona de uma história que percorre seis mil anos, a pizza como a conhecemos teve origem na Itália e veio para o Brasil com os imigrantes daquele país, no século XIX. De lá para cá, popularizou-se de tal modo que hoje é praticamente impossível achar um brasileiro que não seja fã dessa iguaria.

Dos recheios mais tradicionais aos mais exóticos, a base da maioria das pizzas contém o tomate e o queijo, dois dos alimentos mais umamis. Existem recheios em que o quinto gosto está bastante reforçado, como a de atum com cebola, a de cogumelos, a de brócolis e a de muçarela de búfala com tomate seco e rúcula. Além da presença do umami, essas pizzas estão também entre as menos calóricas.

Cabe lembrar que, numa pizza, o vilão da balança não é a massa, como alguns poderiam imaginar – embora se possa optar pela versão mais fina ou com farinha integral. O segredo está mesmo no recheio, que, para quem está de dieta, não deve conter ingredientes muito calóricos ou gordurosos. Ou seja, se você é daquelas pessoas que desprezam a borda para economizar em calorias, pode esquecer essa ideia. Dessa maneira, você só vai abrir espaço para comer mais recheio, aumentando a quantidade de calorias ingeridas.

Aposte nos recheios com mais vegetais, como rúcula, escarola, agrião, brócolis. Premiado em 2010 como “melhor pizzaiolo do Brasil” e reconhecido nacionalmente como autoridade no assunto, Sudario Silva sugere também a alcachofra. “É a pizza que mais vendo e ouço de muitos clientes que não sabiam que era tão gostosa”.

Uma outra dica de Sudario, tanto para a questão do valor calórico quanto para o paladar, é escolher pizzas com poucos ingredientes: até 2, fora o molho. “A geração fast food está doente por ter comprado a imagem mais atraente, que sempre foi determinada pela quantidade, gerando a ideia de que o lucro está no sanduíche, comida ou pizza com mais ingredientes. Eu não faço pizzas carregadas de ingredientes. Elas têm que ter equilíbrio e harmonia”, afirma.

Separamos cinco opções menos calóricas para você pedir:

  • Muçarela com tomate seco e rúcula (tem umami!) – 230 calorias por fatia
  • Marguerita (tem umami!) – 228 calorias por fatia
  • Brócolis com muçarela (tem umami!) – 250 calorias por fatia
  • Champignon com Muçarela (tem umami!) – 235 calorias por fatia

Conheça as 5 pizza mais umami!


DIA DA PIZZA -meme
image-4267