lanche-da-tarde
image-4240
O hábito de fazer o lanche da tarde não é muito comum entre os brasileiros. Muitas vezes, a rotina corrida faz com que as pessoas passem as horas entre o almoço e o jantar com a barriga vazia, no máximo enganando o estômago com café e biscoito de água e sal no escritório.

Veja também:
Entradas saudáveis para o dia a dia
–  Opções saudáveis para escolher no churrasco

Entretanto, incluir um lanche ou algum alimento nutritivo entre essas refeições é essencial para quem quer perder peso – por mais contraditório que possa parecer. Isso porque controla o apetite, evitando a compulsão no jantar, e mantém o metabolismo em funcionamento, queimando calorias nesse processo. Ao mesmo tempo, se você sabe que vai comer novamente dali a três ou quatro horas, tende a não se empanturrar no almoço.

Fazer uma pausa para se alimentar pode ainda aumentar sua energia, evitando o infame sono que nos visita à tarde. É ou não é uma vantagem? Nesse caso, valem só os alimentos com a combinação de proteína com baixos níveis em carboidratos, que liberam insulina mais lentamente, reduzindo a sensação de fadiga posterior. Portanto, diga “não” àquela barra de chocolate (e cuidado com as barrinhas de cereais, que também possuem açúcar!).

De acordo com o chef de cozinha Flavio Santoro, é preferível consumir os carboidratos de origem vegetal, como os provenientes de frutas e legumes. Vários alimentos que se encaixam nessa categoria são muito umami, como o tomate, a cebola e a ervilha, que podem ser utilizados para dar mais sabor a um sanduíche com pão integral e queijo.

Normalmente, quem pensa em comer alguma coisa à tarde está pensando também em praticidade e rapidez, uma vez que o lanche é só uma “paradinha” no meio do expediente pra matar a fome e retornar logo às atividades profissionais. .

Abaixo, Santoro faz cinco sugestões de alimentos que vão tornar sua tarde mais saudável e, certamente, mais produtiva.

  • Omelete de queijo com salada
  • Torta de cogumelos
  • Sanduíche de queijo fresco com tomate assado no pão integral
  • Tartar de salmão com ervas frescas
  • Terrine de abobrinha com tomates frescos

Como se vê, as opções vão desde o tradicional sanduíche de queijo a algo mais elaborado. Mas, em todos os casos, o preparo não é muito complexo. Ou seja: fica pronto rapidinho! E, melhor ainda, vários dos ingredientes utilizados, como o salmão, tomate e cogumelos possuem o quinto gosto umami!