Além de versátil, compondo de pratos doces a salgados, o milho é umami e faz bem ao coração. Descubra esse e os outros benefícios desse cereal!

 

Corn on the cob
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O milho, junto com as comemorações juninas, vira um dos protagonistas mais importantes do mês de Junho. Nas mesas das Festas de São João não faltam quitutes feitos com ele: bolos, pamonhas, cozidos… e por aí vai. E o melhor: o cereal, além de muito versátil e umami (uma espiga de milho tem cerca de 106g de glutamato livre), é bastante saudável.

 

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Segundo Cintya Bassi, nutricionista do Hospital e Maternidade São Cristóvão, um dos principais benefícios do grão são suas fibras. “No processo de industrialização ele não perde a casca, o que mantém as fibras do alimento e auxilia no funcionamento intestinal. Além de ser uma fonte de carboidrato importante para fornecer energia ao corpo, o milho também possui antioxidantes como a zeaxantina e luteína, importantes na prevenção de doenças oculares, vitaminas B1 e B2”, explica Cintya.

As fibras presentes no milho também favorecem o controle glicêmico. “Elas estão envolvidas na redução do colesterol ruim, que auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares. Além disso, o milho ainda tem magnésio, que auxilia no bom funcionamento do ritmo cardíaco e reduz o risco de morte súbita”, ressalta a nutricionista.

E mesmo quando utilizado na produção dos doces juninos, o milho não perde seus nutrientes, “Em geral as vitaminas podem sofrer alterações quando expostas ao calor, porém, a maior parte dos nutrientes é mantida”, diz a profissional do Hospital e Maternidade São Cristóvão.