Além de dar um toque especial às preparações, seis alimentos umami têm propriedades que fazem bem ao coração. 

 

Além de ser uma das coisas mais gostosas da vida, comer tem uma função vital: os alimentos que consumimos serão utilizados pelo nosso organismo para mantê-lo funcionando.

É fundamental unir sabor e nutrientes. Separamos seis alimentos que fazem bem à saúde do coração e, de quebra, ainda lhe dão o prazer de sentir o umami. É válido ressaltar que, embora o quinto gosto esteja presente nesses alimentos, ainda não há estudos que liguem suas propriedades a tais benefícios.

Tomate: Se houvesse uma lista dos alimentos que são gostosos, saudáveis, versáteis e com baixa caloria, com certeza ele estaria no topo do ranking. O fruto umami tem apenas 18 calorias em cada 100 gramas e pode ser servido assado, recheado, como salada ou molho, adicionando o quinto gosto às preparações. Os benefícios vão além: é rico em licopeno, antioxidante que ajuda a impedir e reparar os danos causados às células, podendo contribuir para a diminuição do risco de doenças cardiovasculares.

 

Repolho roxo: Pode ser servido cru, cozido, refogado, recheado ou da forma que a sua criatividade lhe permitir. O melhor: a delícia de 22 Kcal (em 100g) tem antocianinas, pigmentos com o poder de afastar o risco de infarto, já que ajuda a reduzir a oxidação do colesterol ruim (LDL).

 

Cebola: Seu maior uso é refogada como tempero, mas também são utilizadas cruas. Por trás das 40 kcal (100g), a cebola dá mais que o toque especial às preparações e lágrimas no rosto: ela incentiva a produção do colesterol bom (HDL), mantendo o coração saudável.

 

Shiitake: Seja no estrogonofe, no molho madeira ou refogado com shoyu, eles marcam presença tanto no gosto umami quanto nos benefícios para o coração. Eles contêm uma substância única chamada eritadenina, a principal responsável pela metabolização do colesterol. Ainda possuem beta-glucanas, fitoesteróis e fibras que ajudam a manter o nível dessa gordura. E para completar: cada 100g possui apenas 34 kcal.

 

Peixes e frutos do mar: O ômega 3 é a grande estrela quando se trata das maravilhas vindas do mar. Esse ácido graxo, encontrado no salmão, atum, sardinha, arenque, anchova, tainha, bacalhau e truta, ajuda a fazer uma faxina nas artérias, aumenta o colesterol bom (HDL) e reduz o ruim (LDL). E não para por aí. Ajuda a diminuir o índice de triglicérides e a pressão sanguínea, prevenindo contra o infarto. Mas os benefícios vêm com preparações leves, assadas ou grelhadas. Empanados e fritos aumentam a quantidade de gorduras que não fazem bem ao coração.

 

Aspargo:  O aspargo foi um dos primeiros alimentos que chamou a atenção do Kikunae Ikeda, descobridor do umami. Para o químico japonês, esse era um dos alimentos cujo gosto se distinguia claramente dos conhecidos até então: doce, salgado, ácido e amargo. Mas o vegetal vai além do gosto. Ele é rico em folato, uma vitamina do complexo B essencial para um sistema cardiovascular saudável. Ele se combina com as vitaminas B6 e B12 formando uma coenzima que reduz os níveis de homocisteína, aminoácido que em excesso afeta o aparelho cardiovascular. Tudo isso por apenas 20 kcal (em 100g de alimento).