Cogumelos
image-2580

O uso dos cogumelos já é “moda” na culinária internacional, mas ainda é pouco frequente nos pratos brasileiros. O shitake e o shimeji, por exemplo, muito consumidos no Japão, possuem um sabor mais forte e encorpado; já o champignon é mais suave. Os cogumelos secos, conhecidos como porcini, são muito populares na culinária italiana e bastante utilizados como tempero e base para ensopados.

No Brasil, essas frutificações são usadas em um prato clássico: o estrogonofe, nas versões com carne bovina, frango, camarão ou legumes – esta última é um sucesso entre os vegetarianos.

O alto teor de guanilato, substância que acentua o quinto gosto umami, presente nos cogumelos, faz com que seu sabor permaneça na boca e seja percebido por mais tempo. Além disso, os cogumelos possuem excelentes propriedades nutricionais, entre elas elevado teor de proteína, riqueza em minerais como cálcio, potássio e sódio, vitaminas do complexo B e as vitaminas C e D, nutrientes essenciais ao organismo. E ainda é pouco calórico!

Não fique só no estrogonofe! Experimente outras receitas com cogumelos:

Com champignon

– Penne integral “alla puttanesca”

Com shimeji

– Espaguete de cogumelos

– Arroz Cremoso com Shimeji

Com shitake

– Espaguete de cogumelos

– Robalo empanado com dashi de Umami