Gosta de tomate? Separamos dicas importantíssimas que você precisa saber!

20150327-tomate_plantacao_cortada
image-1955
Já reparou que quanto mais vermelho, mais saboroso é o tomate? O responsável por isso é o gosto umami, presente no fruto, que é intensificado quando o tomate está mais maduro.

O quinto gosto é conhecido como “saboroso”, já que é capaz de realçar o sabor dos alimentos. No fruto, a quantidade de glutamato livre (umami) pode chegar a 246mg para cada 100g de alimento, conforme sua maturidade. Em contrapartida, quando verde, o tomate pode ter menos de 10% desse total.

Processo semelhante acontece com as carnes, que, após processos de maturação, como a defumação, passam a ter maior quantidade de glutamato livre e tornam-se mais saborosas.

Como escolher tomate

Se a ideia é fazer molho de tomate, escolha os mais maduros e com tom vermelho mais escuro. Atenção: maduro não quer dizer quase estragado. Escolha os que estejam macios e não moles.

Para servi-los nas saladas, opte pelos tomates vermelho claro. Aperte-os levemente: eles devem estar firmes e não macios.

E fique atento a estes detalhes: os tomates não devem apresentar manchas escuras nem partes podres ou emboloradas. Se tiverem furos pequenos e escuros é sinal de que tiveram contato com insetos. Nesse caso, ao partir o tomate, há grande risco de encontrar uma larva, que você pode inclusive ingerir sem perceber.

Dicas

Tirar a pele: Ferva quantidade de água suficiente para cobrir todos os tomates. Enquanto isso, faça cortes em formato de “X” na parte de baixo dos frutos. Após a fervura, mergulhe-os e deixe-os por 1 minuto ou tempo suficiente para a pele do tomate começar a soltar. Em seguida, mergulhe-os em uma tigela com água fria. Depois é só tirar a pele, que sairá com facilidade.

Tirar semente: Para evitar que o molho fique muito ácido é importante tirar as sementes. Corte o tomate ao meio e, delicadamente, aperte cada parte para que as sementes e o suco saiam. Com a ponta de uma colher ou faca, tire o que sobrar.

Tirar acidez: Desde o início do cozimento do molho, acrescente ao caldo um dente de alho descascado ou uma cenoura ralada. Ambos eliminam totalmente a acidez do alimento.