20150320-crianca_menina_tomate
image-1335
Presente nas mais diversas formas  e pratos, o tomate é um dos frutoscom mais gosto umami. Isso se deve à quantidade de glutamato livre naturalmente presente no alimento, que pode chegar a cerca de 246mg em 100g.

O paladar agradável e atraente despertado pelo gosto umami do tomate se acentua conforme o tipo e, principalmente, com  o amadurecimento do fruto.

Os diversos efeitos bioquímicos e fisiológicos da maturação alteram aspectos como a firmeza, cor, aroma, textura e sabor do tomate. Este último ocorre devido ao aumento da quantidade de glutamato livre decorrente dos estágios de maturação. Dessa forma, quanto mais maduro e, portanto, mais vermelho o tomate, mais intenso o gosto umami.

A polpa do tomate, a parte gelatinosa das sementes e as versões secas apresentam  maior concentração de umami do que a casca.

Tomate no prato!

O tomate é constantemente utilizado na gastronomia mundial e uma boa pedida para quem deseja adicionar um elemento saboroso e saudável às refeições.

Na forma fresca pode ser acrescentado às saladas, petiscos e sanduíches e incluído no preparo de diversos molhos, sopas, condimentos e carnes, pois potencializa o sabor dos alimentos.

Além disso, como já foi mostrado em pesquisas, o tomate pode ser um aliado na prevenção de alguns tipos de câncer graças à presença de outra substância importantíssima: o licopeno.

Acesse nossa seção de receitas e incremente seu cardápio com muito tomate e umami!