Not support Recaptcha
Pular navegação
Notícia

Simpósio internacional discute alimentação e importância do sabor | Imprensa

novembro/2011

Evento contou com a participação de cerca de cem pessoas, entre profissionais da indústria e da academia.

 

A cidade de São Paulo recebeu no último dia 27, no Hotel Pullman São Paulo Ibirapuera, o simpósio internacional “A importância do sabor na alimentação”. O evento, organizado pelo International Life Sciences Institute (Ilsi), contou com palestrantes da Inglaterra, Japão e Peru, que apresentaram pontos relacionados com o tema principal do simpósio: aceitação alimentar e os aspectos químicos, metabólicos e ação neuronal.

O evento teve início com uma breve apresentação do presidente do Ilsi, Aldo Baccarin, que explicou um pouco sobre a entidade e onde ela está presente. Na sequência, o professor da Unicamp, Felix Reyes, coordenador científico do evento, agradeceu a presença dos palestrantes e explicou que é possível ter uma dieta saudável e saborosa ao mesmo tempo.

Teresa Blanco, professora da Universidade Peruana de Ciências Aplicadas, iniciou as palestras do dia com o tema “Aminoácidos, peptídeos e proteínas no mundo do sabor”. “O sabor faz com que sintamos uma sensação agradável. Nosso trabalho é fazer com que todos consigam se alimentar melhor e ainda assim comam algo saudável”, explicou a palestrante. A palestrante ainda deu exemplos de substâncias que estão presentes naturalmente nos alimentos e exercem diferentes funções no organismo e que normalmente estão ligadas à produção de energia e ao enriquecimento do sabor dos alimentos.

O segundo palestrante do dia foi o representante do Umami Information Center, Shintaro Yoshida, que teve como tema: “Fisiologia e benefícios do gosto Umami – o quinto gosto básico”. O especialista japonês mostrou como é feita a recepção do gosto Umami no organismo e as reações que acontecem quando entramos em contato com ele. Shintaro ainda apresentou um estudo que aponta como o gosto Umami pode melhorar a alimentação de idosos e aumentar a secreção de suco gástrico para melhorar a digestão dos alimentos, pois o estômago possui receptores específicos para as estas substâncias. Além disso, mostrou como as substâncias umami podem ajudar na redução do sódio dos alimentos.

O pesquisador e professor do Centro de Neurociência Computacional de Oxford, Edmund Rolls, encerrou as palestras do dia com o tema: “A neurociência do gosto Umami: o que o faz delicioso”. Edmund explicou como o estímulo gustativo exerce ações distintas em diferentes áreas do cérebro e porque o Umami torna os alimentos mais saborosos. Além disso, o especialista apontou que a combinação do gosto Umami com o odor o torna ainda melhor. “Fazer uma combinação de odor de vegetais com gosto Umami o torna ainda melhor e mais do que apenas um gosto”, explicou o professor que ainda complementou explicando que uma ação cognitiva pode ser uma associação ainda mais positiva ao gosto Umami.

O evento contou com espectadores relacionados à área de alimentos, como médicos, nutricionistas, farmacêuticos e engenheiros de alimentos, além de jornalistas ligados a área da saúde.

Livro umami

No final do evento, aconteceu o lançamento do livro “Umami e glutamato – aspectos químicos, biológicos e tecnológicos”. A publicação aponta vários estudos sobre o quinto gosto básico, o Umami, e o seu principal representante: o aminoácido ácido glutâmico (conhecido também por glutamato). O livro, distribuído pela editora Plêiade, tem fundamentação didática e será doado para instituições de ensino e pesquisa. Além disso, será doado também para profissionais da indústria que necessitam de informações adicionais sobre metabolismo, segurança e aplicação de substâncias Umami nos alimentos.

Sobre o Comitê Umami do Brasil

O Comitê Umami do Brasil é um grupo criado para discutir os temas relacionados à descoberta do quinto gosto básico do paladar humano, o Umami. O grupo tem relação direta com o Umami Information Center, organização sem fins lucrativos, dedicada a pesquisas sobre o tema.

Informações para imprensa

Race Comunicação

(11) 2548-0720 / 2894-5607

Rogério Artoni – rogerioartoni@agenciarace.com.br

André Ranieri – andreranieri@agenciarace.com.br

Compartilhar


Informações sobre umami para a imprensa: