Not support Recaptcha
Pular navegação
Notícia

Palestrantes internacionais discutem a importância do sabor na alimentação | Imprensa

outubro/2011

Evento marcado para o fim de outubro em São Paulo contará com lançamento de livro.

Acontece no dia 27 de outubro (quinta-feira), no Hotel Pullman São Paulo Ibirapuera, na capital paulistana, entre 14h e 17h30, o simpósio “A importância do sabor na alimentação”. O encontro discutirá basicamente três tópicos relacionados à aceitação alimentar: o aspecto químico, metabólico e a ação neuronal. Três especialistas internacionais serão os palestrantes do evento, que é organizado pelo International Life Sciences Institute (Ilsi), com colaboração do Institute for Glutamate Sciences in South America (IGSSA).

A primeira palestrante será a Profa. Dra. Teresa Blanco, da Universidade Peruana de Ciências Aplicadas, com a palestra intitulada “Aminoácidos, peptídeos e proteínas no mundo do sabor””. Em sua apresentação, a Profa. Dra. Teresa abordará o tema que  desvendará substâncias como aminoácidos, peptídeos e proteínas, que estão presentes nos alimentos e exercem diferentes funções no organismo. Estas funções estão relacionadas, principalmente, à produção de energia como também para o enriquecimento do sabor dos alimentos. Dr. Shintaro Yoshida, representante do Umami Information Center será o segundo palestrante do evento, e irá explorar o tema “Fisiologia e benefícios do gosto umami, o quinto gosto básico”.  Pouco conhecido pelo público em geral, desde 2000 o umami é reconhecido como quinto gosto básico do paladar humano e Dr. Shintaro explicará como é feita a recepção do gosto Umami pelo organismo e as diferentes reações  que ocorrem quando entramos em contato com ele, além de seus benefícios.

Por fim, o Prof. Dr. Edmund Rolls, do Centro de Neurociência Computacional de Oxford, abordará “A neurociência do gosto Umami: o que o faz delicioso”. Edmund explicará como o estímulo gustativo exerce ações distintas em diferentes áreas do cérebro e por que o Umami torna os alimentos mais saborosos.

Participarão do simpósio como expectadores: profissionais relacionados à área de alimentos, como médicos, nutricionistas, farmacêuticos e engenheiros alimentares, além de jornalistas ligados a área da saúde.

Lançamento do livro Umami e glutamato – aspectos químicos, biológicos e tecnológicos

Após as palestras, entre 17h30 e 19h30, acontecerá o lançamento do livro “Umami e glutamato – aspectos químicos, biológicos e tecnológicos.” A publicação, que será distribuída pela editora Plêiade, leva em consideração a existência do quinto gosto básico, o Umami, e seu principal representante, o aminoácido ácido glutâmico (também chamado de glutamato). O livro tem fundamentação didática e será doado para instituições de ensino e pesquisa, e profissionais da indústria de alimentos que necessitam de informações adicionais sobre metabolismo, segurança e aplicação de substâncias Umami nos alimentos.

Race Comunicação

Informações sobre Umami para imprensa: (11) 2548-0720 / 2894-5607

Rogério Artoni – rogerioartoni@agenciarace.com.br

André Ranieri – andreranieri@agenciarace.com.br

Compartilhar


Informações sobre umami para a imprensa: