Not support Recaptcha
Pular navegação
Notícia

Gosto umami marca presença no Congresso Mesa Tendências | Imprensa

outubro/2011

Stand no maior congresso de gastronomia das Américas levará informações sobre o quinto gosto básico e degustação de alimentos ricos em Umami.

 

O umami, quinto gosto básico do paladar humano, estará presente na oitava edição do evento “Semana Mesa SP”, que acontece entre os dias 25 e 28 de outubro, no Centro Universitário Senac, em São Paulo (SP). Um stand de 9m2, montado no espaço no qual acontece o “Congresso Mesa Tendências”, proporcionará aos congressistas e visitantes do evento, informações e degustação de alimentos ricos em Umami.

Ainda pouco conhecido do público em geral, umami é um gosto básico que, em 2000, após estudo comprobatório da Universidade de Miami, juntou-se aos já conhecidos salgado, doce, azedo e amargo. Por conta disso, o Comitê Umami Brasil, decidiu marcar presença no evento, com o objetivo de popularizar o quinto gosto entre chefs, profissionais de gastronomia e veículos de comunicação especializados. A intenção é atingir os principais formadores de opinião do segmento.

Considerado o maior evento enogastronômico das Américas, o “Semana Mesa SP” recebeu cerca de 11 mil pessoas só no ano passado, o que aumenta ainda mais a expectativa para 2011. Para completar, o tema desta edição do Congresso Mesa Tendências, “Itália-Brasil: a Caminho de uma Cozinha Consciente”, tem total sinergia com o quinto gosto, visto que a culinária italiana utiliza uma série de alimentos ricos em Umami, como tomates e queijos.

O Congresso contará com a elite da gastronomia mundial, que ministrará palestras com o que há de tendência no segmento. Entre os palestrantes estão: Alex Atala, Helena Rizzo, Massimo Bottura, Shane Osborn, Atul Kochhar, Bem Roche e Bel Coelho. Nos intervalos do congresso será exibido um vídeo sobre o gosto Umami, para reforçar o conceito entre os participantes.

 

Atividades Paralelas

Durante o evento, várias ações acontecerão simultaneamente ao redor dos oito mil m² do Cento Universitário Senac. Entre as atividades paralelas, o Comitê Umami promove a palestra O quinto gosto – Umami – ciência e prazeres gastronômicos”, ministrada por Hellen Dea Barros Maluly, professora de Bromatologia da Faculdade de Ciências Farmacêuticas e Bioquímicas Oswaldo Cruz; Doutora em Ciência dos Alimentos, mestre em Farmacologia e especialista em Toxicologia Analítica pela Universidade Estadual de Campinas.

A palestra acontece dia 25/10/2011, às 16h, no auditório 3.

 

Sobre o Comitê Umami

O Comitê Umami Brasil é um grupo multidisciplinar, criado para discutir os temas relacionados à descoberta do quinto gosto básico do paladar humano, o Umami. O grupo tem relação direta com o Umami Information Center (UIC), uma organização sem fins lucrativos dedicada a pesquisas sobre o tema.

 

Race Comunicação

Informações sobre Umami para imprensa: (11) 2548-0720 / 2894-5607

Rogério Artoni – rogerioartoni@agenciarace.com.br

André Ranieri – andreranieri@agenciarace.com.br

Compartilhar


Informações sobre umami para a imprensa: