O envelhecimento pode trazer dificuldade para diferenciar alguns gostos. Alimentos umami ajudam a reanimar o paladar. Veja algumas sugestões de receitas.

 

Os idosos correspondem a cerca de 11% da população brasileira, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nesse grupo, é normal que haja diminuição da capacidade de perceber gostos diferentes, principalmente os doces e salgados. Isso se deve a diversos fatores, entre eles à atrofia das papilas gustativas e ao aumento do uso de medicamentos que acontece muitas vezes nessa fase. Esse processo, que começa por volta dos 60 anos, pode comprometer as escolhas alimentares, tornando a dieta pobre e desequilibrada.

A solução? Que tal investir em alimentos com muito sabor para reanimar o paladar do idoso? Um estudo feito no Reino Unido com pessoas dessa faixa etária concluiu que a introdução de umami na dieta melhorou seu estado de saúde aumentando a imunidade e a sensação de bem-estar. Assim, tomate, cogumelos, carnes e laticínios são boas pedidas.

Como os ingredientes acima possuem o quinto gosto, qualquer prato que os contenha terá um gosto especial. Selecionamos algumas receitas fáceis e rápidas.

 

Receitas com tomate

– Pão com tomate

– Penne alla putanesca

Rocambole de queijo com tomate

 

Receitas com cogumelos

Cogumelos recheados com queijo

– Espaguete de cogumelos

Bruschetta de cogumelos

 

Receitas com carnes

Carne de panela

Feijoada

Moussaka

 

Receitas com laticínios

Pão de queijo crocante

Cestinha de parmesão

Pizza quatro queijos